quinta-feira, 31 de julho de 2014

Nosso Sítio

     Essa semana debatemos muito sobre a real situação do Sitio do Pica Pau Amarelo em Barra de Guaratiba/ Rj no grupo do facebook. Fico pensando, tentando encontrar uma maneira eficaz de ajudar aquele local mágico que fez a mim e muitas crianças sonharem. Hoje, esses mesmas crianças, estão adultos um tanto frustrados e preocupados com aquele lugar encantado, que não precisou de tecnologia, modernidades e tudo mais para tocar em nossa alma: O fez na pura simplicidade e inocência que hoje em dia não vemos mais.

       Quando fui ao sitio em janeiro/2014 acompanhado de meu ex professor ,e eterno mestre em turismo e historia/legados, também grande fã do sítio, Luiz Alexandre Mees, senti uma forte emoção e também uma tristeza por perceber que aquele lugar estava vivo somente nas minhas lembranças e no meu coração. E sim, claro, deu uma grande saudade...Conversando com a esposa de um dos herdeiros de mora na casa, percebi o quão mais complicado é a situação do local. Antes, o herdeiro que morava lá e hoje falecido, não ligava muito pro local e todo seu legado, tanto que podemos ver em vídeos e fotos de uns 3 anos atras que tudo era coberto de mato, pichado, e cheio de lixo. Hoje o sr. Nilton que reside lá com sua esposa, tenta do jeito que pode manter o local tal qual era na medida do possível. A situação financeira deles é difícil, e eles precisam da casa pra morar e mesmo relutantes faz se necessário alterá-la a essa situação real - As telhas já estavam caindo, haviam muitas no chão, o alpendre já caiu faz tempo, uma das janelas traseiras também, a tinta que eles pintaram a parte externa foi doada por um conhecido... E assim eles vão modificando como dá. Eles refizeram o jardim na frente, e estava tudo muito limpo. Ficou claro que com mais algumas chuvas o teto cairia por completo, e teriam que pôr uma laje.

             Por mais que eles se esforcem sozinhos não podem muito, os outros herdeiros não estão nem aí para o lugar. No grupo do facebook, o Wendel Santos propôs uma confraternização para que cada um pudesse comprar algo na loja de material de construção para ajudar, e quem pudesse levar pedreiros, carpinteiros etc, também seria bem vindo, sem contar que poderiam conhecer o local, evento que chamaríamos emissoras para divulgarem a situação do nosso sitio e assim outros se sensibilizariam em apoiar. Contudo tal evento não aconteceu. E está tudo parado. Não sei se alguém já retornou lá pra ver a quantas andas a casa pois não vi mais nenhuma foto ou vídeo divulgado desde a minha visita, mas confesso que tenho medo de voltar e medo do que vou ver...

         O fato é não podemos desistir! Se nós como eternos fãs desistirmos o que será do nosso sítio?
         Vamos encontrar uma forma de ajudar, realizar um encontro no local, conversar com o Sr. Nilton, ver a real situação e o que dá pra ser feito de primeira mão. A principio temos que arrecadar para reconstruir o telhado e o alpendre que são característicos da casa.( Cheguei a escrever a alguns programas, emissoras para que fizessem uma reportagem ao local. Escrevi também a um parque que retrata o ambiente do sitio em São Paulo e nada). Se nos organizarmos e houver uma divulgação forte creio que dará certo.

        Sei que no momento, estou gestante e não poderei de repente agir de uma forma mais "ofensiva" quanto ao caso, mas saibam que estarei como sempre estive lutando e fazendo meu melhor para que nosso sitio não fique somente nas nossas memórias, e que não morra diante dos nosso olhos.

         Juntos pelo Sitio!
       

Video da minha visita em janeiro/2014: 


Obs: Parte inicial do vídeo retirada autorizada do arquivo original de Eliezer Queres disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=ayWwAR-u-3c