sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Relatos de um fã...



“UMA TRISTE HISTÓRIA ENVOLVENDO A GLOBO
Alegrar milhares de pessoas, influenciar milhões de crianças, trazer diante da televisão olhinhos brilhantes e ansiosos corações na espera de assistir um programa chamado SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, foi e é uma façanha incrivelmente bem planejada, que todos os créditos devem ir ao Monteiro Lobato. Eu sou exemplo de o quanto corria de volta para casa vindo do colégio para assistir SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, e quantas vezes desejei conhecer alguns atores, sonhava em conhecer por exemplo a atriz que fez o papel da EMÍLIA o nome dela é RENY DE OLIVEIRA, e quando trocaram a atriz eu sentí muito e fui pesquisar porquê a RENY DE OLIVEIRA saiu do SÍTIO DO PICA PAU AMARELO naquela época. Aí vem a história triste:  A atriz RENY DE OLIVEIRA entrou em conflito com a personagem, ela começou a andar pelas ruas e sentir que ninguém a reconhecia como a personagem EMÍLIA DO SÍTIO DO PICA PAU AMARELO, ela entrou em conflito, tristeza, sentiu-se sem valor e decidiu ser a RENY DE OLIVEIRA, tentou carreira como atriz e foi um fracasso, desistiu do Brasil e foi morar nos Estados Unidos onde vive até hoje, em depressão acreditando que ninguém sabia quem ela era, deixou triste milhares de crianças que assim como eu na época enviou cartas a Globo, telefonou pedindo o endereço dela, e desejou lhe dar um abraço fraterno o que nunca ocorreu com nenhuma criança do Brasil que sentiu muito a falta dela como atriz e não como Emília, é fato que a personagem ainda vive, mas naquela época foram milhares de crianças que sentiram falta da atriz RENY DE OLIVEIRA, hoje sei que ela é triste, buscou tratamento e possui uma clínica de terapia lá nos estados unidos, ela não sabe o quanto tantas crianças, que hoje homens e mulheres como sou aos 44 anos, ainda se lembram dela com muito amor e muito carinho, gostaria muito  que esta triste história envolvendo a Globo e uma ex funcionária, fosse mudada, sei que na época eram outros diretores que poderiam ter investido um pouco mais em um apoio psicológico a esta atriz e não ter deixado ela ir, ir para longe de nós, da Globo e do Brasil, tentei encontrá-la lá nos Estados Unidos, mas meu tempo foi pouco, aqui no Brasil são tantos fãns que encontro, que se ela soubesse sei que se libertaria de uma tristeza que a prende ao passado...”







Reny de Oliveira


Reny começou sua carreira na Tv Record em 1968, estreando a novela A ÚLTIMA TESTEMUNHA, de Benedito Ruy Barbosa, onde interpretou Biba, uma moça cega, surda e muda.

Com o sucesso da novela, foi convidada para estrear em seguida a próxima novela que se chamava "Algemas de Ouro", e logo em seguida "As pupilas do senhor reitor", "Os Deuses estão mortos".


Em 1977, fez um grande sucesso na Tv Tupi com a novela "Éramos seis".


Na TVS/Record fez também um grande sucesso de Ivani Ribeiro, "O Espantalho".


  Foi para a Tv Globo onde trabalhou nas novelas "Escala" e 'O Feijão e o sonho".


  Mas foi em "O Sítio do picapau amarelo", que reny de Oliveira, conquistou sua popularidade como a atrevida boneca Emília, nos anos 70 e 80.


  Ainda na Tv Globo fez mais uma novela de Ivani Ribeiro, "Final Feliz".


  Foi para o SBT, e ao lado de Elaine Cristina protagonizou o dramalhão mexicano "Anjo Maldito".


  Em janeiro de 1984, a atriz posou nua na capa da revista Playboy.



  Voltou em 1987 pela Rede Manchete no programa "A nave da fantasia", e logo após abandonou a carreira.

Atualmente Reny de Oliveira mora nos Estados Unidos, onde casou-se com um norte-americano, e assina Reny Burrows. Ela coordena a Shiatsu Teraphy Center.

As "quase-Narizinho"



Algumas atrizes quase chegaram lá!

GABRIELA ALVES


Nos testes realizados em 1980, Gabriela Storace Alves (filha da atriz Tânia Alves) ficou em segundo lugar, perdendo o posto de Narizinho pra estreante Daniele Rodrigues.

Gabriela, que hoje está com 38 anos, já havia participado do Sítio do Picapau Amarelo em 1977 e 1978 interpretando o "anjinho da asa quebrada", primeiro no episódio homônimo, depois em "Memórias da Emília".

Aos segundos colocados nos testes, caberiam os papéis de Candoca e Juquinha, no episódio "A Chave do Tamanho", o primeiro de 1981. Assim, Gabriela (ao lado de Paulo Vignolo, que ficou em segundo colocado nos testes para viver o Pedrinho) não deixou de participar do Sítio, já que ela foi a Candoca (foto acima).

LISANDRA SOUTO

Nos testes realizados para escolher a Narizinho moderninha de 1985, Lisandra Souto foi a segunda colocada, perdendo para a também estreante  Gabriela Senra.

Lisandra, que hoje está com 34 anos e é casada com o ex-jogador de vôlei Tandi, fez sua estréia na TV na novela Sinhá Moça, de 1986, interpretando a personagem-título (de Lucélia Santos) quando era criança.


FERNANDA BIANCAMANO


Em 2001, com Fernanda Biancamano (atualmente com 20 anos), aconteceu exatamente o contrário do que ocorreu com Gabriela Alves e Lisandra Souto: Fernanda não foi a segunda colocada nos testes, mas sim a primeira!

Ela já havia sido escolhida, assinado contrato com a Rede Globo e até mesmo dado entrevistas como a nova Narizinho. Ela também chegou a gravar algumas cenas, quando a direção do programa resolveu tirá-la.

Acontece que ela, durante os meses de preparação pra estréia do programa, cresceu demais. Fernanda tinha 11 anos e aparentava ter mais do que isso. Assim, a Rede Globo optou pela segunda colocada nos testes, Lara Rodrigues, que aos 10 anos tinha a cara de menina ideal pra interpretar a Narizinho por um bom tempo.

Você Sabia?


Sabem quem é essa pianista?

Observem agora essa outra foto dessa mesma mulher:



Vocês devem estar se perguntando o que ela tem a ver com este site... Pois bem, ela tem TUDO a ver com este site e com a Narizinho, porque na verdade ela é a Narizinho! Explicando melhor: Essa moça das duas fotos é a pianista Guiomar Novaes. Quando criança ela era vizinha de Monteiro Lobato e foi inspirado nela que ele criou a personagem Lúcia do Narizinho Arrebitado. E ela tem um nariz arrebitado mesmo!
Agora uma foto de Guiomar (falecida em 1979) já idosa:



________________________________


O Rei da música brasileira visita o Sítio!

No Natal de 1979, a turma do Sítio recebeu uma visita muito especial: o Rei, Roberto Carlos! Era o especial de Natal do cantor, que ocorre todos os anos em dezembro.

_______________________________


O que essas fotos tem em comum além do fato dessas duas meninas terem interpretado a Narizinho do Sítio nos anos 80, na Rede Globo?

Izabella Bicalho em 1982 e Daniele Rodrigues em 1983.

Respondendo: Ambas as fotos são de filmes dos Trapalhões. Em julho de 1982, enquanto Daniele Rodrigues podia ser vista na telinha da Globo como a Narizinho do Sítio do Picapau Amarelo no episódio "Pinóquio", Izabella Bicalho, que na época nem imaginava que um dia viria ser a Narizinho, podia ser vista no cinema, no filme que estava em cartaz naquelas férias: "Os Vagabundos Trapalhões". Exatamente um ano depois, a história inverteu: Izabella era a Narizinho do Sítio em 1983 e Daniele estava em cartaz nos cinemas com o filme "O Cangaceiro Trapalhão". Na verdade em julho de 1983 Daniele podia ser vista tanto nas telonas como nas telinhas porque naquele ano a Globo apresentou reprises de episódios dos anos anteriores do Sítio e um deles era "O Circo de Escavalinho" de 1981 (em versão compacta), quando Daniele era a Narizinho.

_________________________________

Edições antigas e novas do livro Reinações de Narizinho:

Bem parecida com a Daniele na capa do DVD lá no alto desta página, né? Acho que essa ilustração antiga lembra bastante a Dani: o formato de rosto e de nariz, a cor corada, as sombrancelhas fartas, a boca, os laços no cabelo...

Para ver as capas dos outros livros de Monteiro Lobato lançados nessa época, nessa edição, clique aqui.

Abaixo, outras ilustrações de "Reinações de Narizinho" para os livros:













______________________________________

Cor de jambo...


Como todos sabem, duas das características descritas no livro "Reinações de Narizinho" são as seguintes: ela tem sete anos e é "morena como o jambo". Pela foto da pianista que inspirou Monteiro Lobato na crianção da Narizinho vemos a que "cor-de-jambo" ele se referia! No sudeste este é o jambo mais popular (foto aqui logo acima). Ele é amarelo-rosado. Mas atualmente o termo "cor-de-jambo" foi totalmente deturpado e vem sendo cada vez mais frequentemente usado como sinônimo de mulato. Recentemente fiz um texto sobre este assunto no meu blog "Aqui pra Nós..." e cito a personagem Narizinho como exemplo. Aqui está o texto.

___________________________________

Outros personagens...

Pedindo licença à menina do narizinho arrebitado, falaremos agora dos demais personagens e dos atores que deram vida a eles nas duas versões do Sítio realizadas pela Rede Globo.

DONA BENTA
Versão Clássica: Zilka Sallaberry
Nova Versão: Nicete Bruno (2001 a 2004), Suely Franco (2005 e 2006), Bete Mendes (2007).

TIA NASTÁCIA
Versão Clássica: Jacyra Sampaio
Nova Versão: Dhu Moraes (2001 a 2006), Rosa Marya Colin (2007)

PEDRINHO
Versão Clássica: Júlio César (1977 a 1980), Marcelo José Patelli (1981 a 1984), Daniel Lobo (1985 e 1986)
Nova Versão: César Cardadeiro (2001 a 2004), João Vitor da Silva (2004 e 2005), Rodolfo Valente (2006), Vitor Mayer (2007)

EMÍLIA
Versão Clássica: Dirce Migliaccio (1977), Reny de Oliveira (1978 a 1982), Suzana Abranches (1983 a 1986)
Nova Versão: Isabelle Drumond (2001 a 2006), Tatyane Fontinhas Goulart (2007)

VISCONDE DE SABUGOSA
Versão Clássica: André Valli
Nova Versão: Cândido Damm (2001 a 2004), Aramis Trindade (2005 e 2006), Kiko Mascarenhas (2007)

TIO BARNABÉ
Versão Clássica: Samuel dos Santos
Nova Versão: João Acaiabe (2001 a 2006), Gésio Amadeu (2007)

RABICÓ
Versão Clássica: Chaguinha
Nova Versão: Aline Mendonça (2001 a 2006), Ricardo Tostes (2007)

SACI PERERÊ
Versão Clássica: Romeu Evaristo
Nova Versão: Izak Dahora (2001 a 2006), Fabrício Boliveira (2007)

CUCA
Versão Clássica: Dorinha Duval (1977), Stella Freitas (1978 a 1980), Catarina Abdalla (1981 a 1984), Rosana Israel (1985 e 1986)
Nova Versão: Jacira Santos (2001 a 2006), Solange Couto (2007)

NA VERSÃO CLÁSSICA HAVIA UM TRIO CÔMICO FORMADO PELOS EMPREGADOS DE DONA BENTA QUE MORAVAM NO CELEIRO. ELES SE DESTACARAM TANTO QUE MERECEM SEREM CITADOS AQUI:

ZÉ CARNEIRO - Tonico Pereira
No ar de 1977 ao primeiro semestre de 1983 quando saiu do programa sendo substituido pelo personagem Zé do Pombo do ator Silveirinha, que por sua vez só ficou alguns meses no ar).

GARNIZÉ - Canarinho
No começo chamado de Pedro Malazarte ele fazia apenas participações no programa. Fico fixo em 1978, saindo no ano seguinte para voltar no último episódio de 1980, ficando até 1984.

JOÃO PERFEITO - Ivan Senna
No ar de 1980 a 1984, ele chegou pra substituir Garnizé no celeiro quando este saiu. Mas continuou no programa, mesmo depois da volta deste formando a partir do final de 1980 o trio cômico inesquecível do Sítio.

E AINDA HAVIA UM OUTRO SACI...

SACI TRIC - Genivaldo dos Santos
Contratado pra ser o Saci Pererê no começo do programa por ter uma perna só, ele sentiu dificuldades pra decorar o texto. Assim foi chamado o ator Romeu Evaristo para dar vida ao personagem e Genivaldo o dublava nas cenas em que o Saci aparecia de longe. Em 1980 ele ganhou o personagem "Saci Tric" e ficou no ar até o final do programa.


Fotos Especiais


Em 1977, a Narizinho Rosana, recebe a visita da sua irmã mais nova, Isabela Garcia (com a peruca da Emília, que nessa época era interpretada pela atriz Dirce Migliaccio), também atriz-mirim da Rede Globo.

A Narizinho Rosana Garcia e a turma toda no Natal de 1978, no Maracanã (Chegada de Papai Noel). Vemos na foto, além dela, que está no canto à direita, Pedrinho (Júlio César), Dona Benta (Zilka Salaberry), a Cuca (Stella Freitas) e Emília (Reny de oliveira).

Julio César e Rosana Garcia se encontram fora das gravações do Sítio

A Emília Reny de Oliveira dá uma festa em sua casa para recepcionar os novos atores-mirins: Daniele Rodrigues, a Narizinho (ao lado da Emília e atrás de uma menina pequenininha) e Marcelo José, o Pedrinho (na frente, agachado).

Durante a mesma festa, na casa de Reny, Daniele e Marcelo posam para foto.

Em 21 de abril de 1981, em Taubaté/SP foi inaugurado o Museu de Monteiro Lobato na casa onde ele viveu e onde ele se inspirou a criar as histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Todos os atores do elenco principal do Sítio na Rede Globo estiveram presentes ao evento e aqui posam ao lado dos personagens que ficam na casa para recepcionar os visitantes. Nesta foto vemos a Narizinho Daniele ao lado da Emília Reny.

Bastidores do Sítio, 1982: A Narizinho Daniele com os dois Pedrinhos! No último episódio do ano, "Reinações de Narizinho", Júlio César, o primeiro Pedrinho "voltou ao Sitio" pra interpretar o Príncipe Escamado do Reino das Aguas Claras, se encontrando com Daniele e Marcelo José (o Pedrinho daquela época e seu substituto!). Embaixo, no chão, a boneca Emília ainda sem vida.

Natal de 1982: a Narizinho Daniele e o Pedrinho Marcelo abraçam o Papai Noel.

Aqui foi a vez da primeira Narizinho Rosana Garcia "voltar ao Sítio", em junho de 1983 no episódio "Califa por um Dia", interpretando uma das odaliscas. Na foto, ela aparece ao lado da Emília (Suzana Abranches).

No Carnaval de 2001, a Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel homenageou o Sítio do Picapau Amarelo e aí vemos, da esquerda pra direita: Suzana Abranches (a terceira Emília), Rosana Garcia (a primeira Narizinho), Romeu Evaristo (o Saci) , Zilka Salaberry (Dona Benta) e André Valli (Visconde) caracterizados como os personagens de Monteiro Lobato que haviam interpretado na TV.


Também em 2001 o programa infantil "Gente Inocente" exibido pela Rede Globo aos domingos e apresentado por Márcio Garcia prestou uma homenagem à Dona Benta Zilka Sallaberry, que recebeu os três Pedrinhos Julio César (agachado), Marcelo José (de pé à frente) e Daniel Lobo (atrás) e duas das Narizinhos: a primeira, Rosana Garcia (à frente) e a quarta, Gabriela Senra (atrás). O Visconde de Sabugosa André Valli também esteve presente à homenagem (na foto atrás de Zilka), que aconteceu poucos meses antes da estréia da nova versão do programa.