quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Tia Nastácia


Tia Nastácia é uma personagem da obra de Monteiro Lobato. Foi de suas mãos que surgiu a boneca Emília.
Quando vivo, Monteiro Lobato disse ao jornalista Silveira Peixoto em uma entrevista, que a personagem de seus livros foi inspirada em uma mulher chamada Anastácia, que trabalhava em sua casa como cozinheira, e babá de seus filhos. A "Anastácia real" é descrita como uma negra alta, magra, de canelas e punhos finos, um personagem com características mais próximas da realidade das trabalhadoras negras mas que não deixa de ser um retrato lamentável de sua condição na sociedade.
Em entrevista para a Gazeta-Magazine em 1943, Lobato respondeu ao repórter Silveira Peixoto sobre como havia surgido a cozinheira do Sítio: "Tive em casa uma Anastacia, ama do meu filho Edgard. Uma preta alta, muito boa, muito resmunguenta, hábil quituteira… Tal qual a Anastacia, ou a tia Nastacia dos livros." Ele também cita a mesma no ano de 1912 em quanto fala ao amigo Godofredo Rangel, sobre seus filhos: "O peralta é o Edgard. Põe-me doido e é escandalosamente protegido pela mãe e a tia Anastacia, a preta que eu trouxe de Areias e o pega desde pequenininho. Excelente preta, com um marido mais preto ainda, de nome Esaú." Nas antigas casas de fazenda, como em muitas nas cidades, era comum a figura da velha matrona negra, solteirona, solícita e de pouca instrução.[carece de fontes]
Se por um lado é possível uma leitura racista por parte de Monteiro Lobato, por outro a figura de Tia Nastácia serve como retrato de um momento histórico do Brasil, onde a convivência racial era - e muitas vezes continua sendo - possibilitada pela subordinação hierárquica: a serviçal doméstica, que acaba "tornando-se da família", ou, de outra maneira, a convivência pacífica e harmônica entre as raças no Brasil, pela visão tradicional conservadora.
A figura de Tia Nastácia na maioria das ilustrações dos livros de Lobato, lembra um pouco um antigo estereótipo conhecido nos Estados Unidos como "Mammy"[1] hoje em dia considerado racista, geralmente representado por uma mulher gorda de pele escura, vestindo um avental com um lenço na cabeça, que normalmente é uma empregada doméstica, cozinheira, costureira ou enfermeira. Este estereótipo aparece em alguns desenhos animados antigos, como em um desenho da Disney de 1935 chamado "Os Três Gatinhos Orfãos" (Three Orphan Kittens), nos clássicos desenhos de Tom e Jerry dos anos 40 e peças publicitárias da época. A extrema bondade de tia Nastácia dava-lhe, no contexto do Sítio do Picapau Amarelo, o verdadeiro ar de brasilidade, junto a uma Dona Benta de formação cultural européia. Enquanto esta falava de Hans Staden, e apresentava aos netos a Mitologia Grega, foi pela boca de tia Nastácia que dezenas de Histórias do folclore brasileiro foram sendo narradas, com deleite, aos meninos do Sítio. Por seus lábios, personagens menosprezados do rico fabulário popular encontraram meios de chegar aos leitores mirins do Brasil, e tia Nastácia tornou-se o centro das atenções, em "Histórias de tia Nastácia" - um dos livros da série. Tia Nastácia é a personagem que representa a sabedoria popular, a sabedoria do povo.

Negra, de beiços grandes, assustada e medrosa, uma cozinheira de mão cheia. Sem os seus quitutes, a vida no Sítio não teria "sabor"… Tia Nastácia é famosa por causa de seus deliciosos bolinhos, de modo que, segundo o livro O Saci:
"… _quem comia uma vez os seus bolinhos de polvilho não podia nem sequer sentir o cheiro de bolos feitos por outras cozinheiras (…)".
O problema é quando a prezada cozinheira mostra anseios de levar o porco Rabicó para o forno, e só não fez isso pois o pobre poltrão é salvo da panela por Narizinho.
Supersticiosa, a tudo esconjura com um "cruz-credo". Ou, como resumiu Emília, num raro elogio:
_Tia Nastácia é uma danada!

Tia Nastácia foi interpretada por Jacyra Sampaio, na famosa adaptação do Sítio do Picapau Amarelo da TV feita pela Rede Globo.

CONHEÇA AGORA A ATRIZ QUE INTERPRETOU TIA NASTÁCIA:

Jacira Sampaio


Jacira Sampaio (Santa Cruz do Rio Pardo28 de agosto de 1922 — São Paulo29 de setembro de 1998) foi uma atriz brasileira.
Participou de mais de vinte telenovelas e tornou-se nacionalmente conhecida com a personagem Tia Nastácia do programa infantilO Sítio do Pica-Pau Amarelo da Rede Globo (1977 a 1985), adaptado da obra de Monteiro Lobato. Jacira deu aulas de teatro no Rio de Janeiro em 1980, com os alunos montou a peça "O Pequeno Reformador".
Jacira se destacou também no teatro em peças como: "Quarto de Empregada" (1959) de Roberto Freire, "As Feiticeiras de Salém" (1960) com Gloria Menezes, "O pagador de Promessas" (1961) com Stenio Garcia, "O Círculo do Champagne" (1964), "Castro Alves Pede Passagem" (1971) de Gianfrancesco Guarnieri, "Sitio do Picapau Amarelo" (1994) com Suzana Abranches entre várias outras.


Carreira


Na televisão

As atrizes Zilka Salaberry (1917-2005) e Jacira Sampaio (1922-1998), caracterizadas como as personagens Dona Benta e Tia Nastácia do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

No cinema


No Teatro



Dona Benta



Dona Benta é uma personagem da obra de Monteiro Lobato. Seu nome completo é D. Benta Encerrabodes de Oliveira. 
É uma mulher idosa que possue dois netos a Narizinho e o Pedrinho. Dona do Sítio do Pica-Pau Amarelo ela se diverte muito com os conflitos das tramas. Na versão feita pela Rede Globo do Sítio do Picapau Amarelo (série de 1977) na TV, Dona Benta foi interpretada por Zilka Salaberry[2], já falecida no ano de 2005.

Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, uma grande mestra na geografia. Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito, com uma casa grande, muito antiga onde tudo é muito amplo e fresco. Ela mora aí com a Tia Nastácia, que cuida da cozinha e da limpeza da casa e sua neta Lúcia, que todo mundo conhece como Narizinho. Pedrinho, outro neto de Dona Benta, não troca o sítio por nenhum outro lugar do mundo para passar suas férias. Nesse sítio acontecem as coisas mais incríveis. Até petróleo encontraram. Furaram um poço com uma produção de 500 barris por dia. Com isso, de uma hora, para outra Dona Benta que era pobre virou rica.


CONHEÇA AGORA A ATRIZ QUE INTERPRETOU DONA BENTA:

Zilka Salaberry


Zilka Sallaberry (Rio de Janeiro31 de maio de 1917 — Rio de Janeiro11 de março de 2005) foi uma atriz brasileira.
Obteve grande sucesso com personagens de telenovelas, como a Sinhana de Irmãos Coragem, Donana Medrado de O Bem Amado e a Dona Benta do Sítio do Pica-Pau Amarelo, papel que mais marcaria sua carreira. Devido à sua atuação neste seriado infantil, Zilka passou a fazer parte da infância de várias gerações de brasileiros, sendo sempre reconhecida pelo público como a Vovó Benta.
De família de artistas, era filha da atriz e radialista, Luísa Nazareth, e irmã das atrizes, Alair Nazareth e Lourdes Mayer. Foi casada com o ator Mario Sallaberry. Formada em Economia, não exerceu a profissão. Após seu casamento com Mario Sallaberry, que era ator, ela foi para o teatro, adotando o sobrenome Sallaberry. Estreou no Teatro Municipal de Niterói, com um pequenino papel. Gostou e se emocionou muito. Depois, ingressou na Companhia de Procópio Ferreira; a seguir, na Companhia de Dulcina de Morais. Seus papéis foram melhorando, fazendo importantes peças, sempre mais comédias do que dramas. Trabalhou também com Alda Garrido e com Dercy Gonçalves.
Estreou como atriz profissional no filme Cidade-mulher (1936), de Humberto Mauro. Transgressora dos costumes, foi a primeira a tirar a roupa no teatro, em 1950, na peça A Copa do Mundo. Quando ela tirava o maiô, as luzes se apagavam.
Na televisão, estreou em 1956, na extinta TV Tupi do Rio de Janeiro, no programa Câmera Um. No ano seguinte atuou na telenovela A canção de Bernadete.
Durante dez anos, participou do Teatrinho Trol, programa que adaptava contos infantis: cabia a Zilka sempre o papel de bruxa.
Depois de passar pela TV Rio e voltar à TV Tupi, Zilka chegou à TV Globo em 1967, estreando na telenovela A Rainha Louca. Nesta emissora, realizou seus trabalhos mais importantes, como Irmãos CoragemO Bem-amadoO CasarãoQue Rei Sou Eu?O Primo Basílio e Vale Tudo.
Seu último papel na TV foi em Esperança (2002), de Benedito Ruy Barbosa, ano em que também atuou no filme Xuxa e os Duendes 2.

No cinema





Na televisão


Telenovelas


Minisséries


Series

Participações Especiais


Teatro

  • 1957 - Adorável Júlia
  • 1959 - O Mambembe
  • 1959 - O Cristo Proclamado
  • 1960 - Com a Pulga Atrás da Orelha
  • 1960 - O Velho Ciumento
  • 1961 - O Médico Volante
  • 1961 - Os Ciúmes de Um Pedestre
  • 1962 - Beijo no Asfalto
  • 1964 - O Homem, a Besta e a Virtude
  • 1970 - A Preguiça
  • 1971 - O Camarada Miusso


Sítio do Picapau Amarelo (A Turma do Sítio)


Sítio do Picapau Amarelo é o nome de um programa de televisão infantil brasileiro, produzido pela Rede Globo de 1977 a 1986em parceria com a TVE e o MEC, baseado na obra de Monteiro Lobato.
A designação ideal referente ao formato do programa chama-se "seriado", devido à sua divisão em episódios que formam histórias fechadas. Os episódios da série variavam na duração de capítulos entre 5, 10, 15, 20 (em sua maioria), 25, 30, 35, 40, 45 e 60. Essa foi a mais conhecida de todas as versões, considerada a clássica e a quarta produzida pela televisão brasileira, tendo sido as anteriores: na TV Tupi (entre 1951 e 1962ao vivo), na TV Cultura (em 1964) e na Rede Bandeirantes, (entre 1967 e 1969, com a atriz Lucia Lambertini interpretando o papel de Emília).
Os textos dessa versão foram escritos por nomes de peso da teledramaturgia, como: Wilson RochaMarcos ReySylvan PaezzoBenedito Ruy Barbosa. A direção geral e idealização do programa foi de Geraldo Casé considerado o "Pai" do programa nos quase 10 anos que o programa esteve no ar. Outros diretores também passaram pelo programa, como Fábio Sabag, Gracindo Júnior, Roberto Vignati, Reynaldo Boury, mas sempre com direção geral de Geraldo Casé. Edwaldo Pacote era o supervisor geral do programa.
Foram quase dez anos de duração: estreou em 7 de março de 1977 e saiu do ar em 31 de janeiro de 1986, contando com 69 episódios e 1.568 capítulos. De 1977 até 1981 o Sítio esteve no horário das 17h30, com reprise na manhã seguinte. A partir de 1982 com a entrada do Caso Verdade às 17h30, o Sítio mudou de horário para as 16h45. 1983 o Sítio foi para o ar ao meio-dia, retornando às 16h45 em 1984. Em 1985 e 1986, últimas temporadas, o Sítio retornou no horário antigo normal das 17h30.
Barra de Guaratiba fora o local escolhido para a locação fixa da incrível e inesquecível série infantojuvenil da TV GLOBO. Um sítio, com casa, curral e jardins, foi construído especialmente para o programa na Estrada Burle Marx (antiga estrada de Barra de Guaratiba,em Barra de Guaratiba. Lá eram gravadas as cenas externas e também algumas internas como:(sala,cozinha,celeiro). As outras gravações (biblioteca,laboratório do Visconde, quartos, Gruta da Cuca, Reino das Águas Claras,etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia. A Mata eles gravavam na Floresta da Tijuca e em matas de Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. O Arraial de Tucanos foi construído cenograficamente do lado do Sítio e todas as suas gravações internas como por ex:a venda do Seu Elias,eram feitas lá. A praia em que aparece em alguns episódios como:(O Minotauro,Os Piratas do Capitão Gancho,Dom Quixote, O Terrível Pássaro Roca,Robson Crusoé,etc.),eram gravadas na praia de Grumari, próximo à Barra de Guaratiba, que serviu e serve até os dias de hoje de cenário para outras produções Globais.

Dona Benta é uma velha senhora que vive no Sítio do Pica-Pau Amarelo, afastada da correria e do barulho da cidade grande. Com ela vivem Tia Anastácia, que cozinha quitutes para todos, e sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Vivendo sozinha e tendo apenas as duas mulheres idosas como companhia, a menina cria um mundo de fantasias, no qual a personagem principal é a sua boneca Emília, feita por Tia Anastácia com restos de pano. Também vivem no sítio o velho Tio Barnabé e seus ajudantes Zé Carneiro e Malazarte, responsáveis pela manutenção do sítio.


Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras, que por coincidência, fica localizado no ribeirão do sítio. O Príncipe fica encantado com a menina e a convida para conhecer seu reino. Lá, ela é apresentada aos mais proeminentes súditos, como a azeda Carochinha, responsável por administrar os contos de fada, e determinada a manter o Pequeno Polegar preso em seus livros. Também a Doutor Caramujo, um renomado cientista, que dá a Emília a pílula falante. Depois que ingere o remédio, Emília começa a falar e não para mais.


Durante o período de férias escolares, Narizinho tem como companhia, seu primo Pedrinho, que estuda na cidade grande onde vive com sua mãe. O Menino também tem um amigo montado por tia Anastácia, o Visconde de Sabugosa, feito de uma espiga de milho velha, que também ganha vida. Por ter sido esquecido, por um bom tempo do meio dos livros, o visconde adquiriu uma admirável sabedoria, tornando-se intelectual e cientista.
No sítio do Pica-Pau Amarelo tudo é possível. A Fantasia se mistura com a realidade, fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. E são com personagens adultos que as crianças compartilham suas aventuras num mundo fantástico onde transitam a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pererê, a Cuca, a Iara e outros personagens fantasiosos.

Elenco


Vejam Agora ´´A TURMA DO SÍTIO´´ de 1977 á 1986.


  • A série teve algumas histórias reprisadas pela própria Rede Globo, no programa TV Colosso em 1996 com dois episódios de 1981 que foram: "A Chave do Tamanho" e "As Caçadas de Pedrinho" e ganhou reprises também na TVE,nos anos de 1994 a 1998, reprisando toda a temporada de 1977 e a de 1978, com episódios como: A Cuca Vai Pegar(77)-João Faz de Conta(77)-O Anjinho da Asa Quebrada(77)-Peninha,O Menino Invisível(77)-O Terrível Pássaro Roca(77)-Cupido Maluco(78)-A Raiz Milagrosa(78)-OsPiratas do Capitão Gancho(78)-O Minotauro(78)-Reinação Atômica(78)-A Morte do Visconde(78)-Memórias da Emília(78)-Quem Tem Boca vai à Roma(78) e O Outro Lado da Lua(78).
  • A TV Cultura também reprisou o Sítio igual as temporadas da TVE (1977 e 1978) de fevereiro de 1995 a outubro de 1996, sob o patrocínio da Maggi. Com o fim do patrocínio, a segunda temporada não chegou a ser inteiramente transmitida pela emissora faltando irem ao ar os episódios:Reinação Atômica(78) e Quem Tem Boca Vai à Roma(78).
  • Vale lembrar também que nos anos de 1986,1987 e 1988,poucos fãs sabem,mas teve reprise do Sitio na TVE também!era ás 8 da manhã e reprisou alguns episódios como:O Minotauro(78)-O Curupira(79)-Quem Quiser Que Conte Outra(79)-Olhos de Retrós(79)-O Gênio da Lâmpada(79)-Emilia,Romeu e Julieta(79)-A Santa do Pau Oco(80)-A Rainha das Abelhas(80)-A Galinha dos Ovos de Ouro(80)-A Máscara do Futuro(80)-A Grande Vingança da Cuca(82)-Viagem ao Céu(83)-Robson Crusoé(83)-O Burro Falante(83) e A Arca da Emilia(84).
  • Na época do programa indo ao ar na Rede Globo de 1977 a 1986, a TVE que era co-produtora do programa, reprisava "simultaneamente" episódios que já tinham passado na Globo.
  • O Episódio,O Minotauro de 78,foi o episódio mais reprisado,e não é a toa que é o mais lembrado pelos fãs e até considerado pela maioria como o melhor do seriado.
  • Emília dos livros de Monteiro Lobato (segundo o livro "A Reforma da Natureza") tinha os cabelos da cor castanho-escuro e era morena. Já a adaptação da obra do escritor feita pela Rede Globo, apresentava uma Emília diferente, com cabelos e vestidos bem coloridos. O motivo era a moda da época, que abusava bastante das cores (costume vindo da Jovem Guarda).
  • Nos livros de Monteiro Lobato, as crianças utilizam um pó mágico, o pó de perlimpimpim, para viajarem pelos mundos da fantasia. Eles aspiram este pó, perdem os sentidos e acordam um pouco tontos,no seu destino. Mas, nesta versão do "Sítio", a produção não quis citar o pó mágico, com medo de que ele fosse comparado com a cocaína. Até quando Gilberto Gil foi compor a música para a abertura do seriado, se pediu para não citar o pó de perlimpimpim.
  • Em 1979, a Unesco elegeu o "Sítio do Picapau Amarelo", como um dos melhores programas infantis do mundo.
  • No início dos anos 80, o "Sítio do Picapau Amarelo" recebeu uma paródia de Os Trapalhões: o Sítio da Febre Amarela, com Dona Benta (Dedé Santana), Tia Nastácia (Mussum), Emília (Zacarias) e Visconde de Sabugosa (Didi).
  • Com o fim da série, em 1986, a Rede Globo ficou exatamente 9 anos sem investir em séries para a programação da tarde, porém em 1995, voltou a exibir em grande escala: com Malhação, um seriado adolescente.
  • No ano de 2008, a Globo Marcas/Som Livre resolveu lançar em DVD, um episódio do Sítio Clássico por ano,por volta do mês de Agosto. Até o momento foram lançados já três que são: "Memórias da Emília de 1978" em 2008, "O Minotauro de 1978" em 2009 e "Reinações de Narizinho de 1982" em 2010. As vendas tem sido sucesso absoluto!No início da década de 90, foi lançado pela Globo Marcas em formato fita VHS, "A Cuca Vai Pegar de 1977"
  • Como o Sítio clássico conquistou milhares de fãs de diversas gerações, hoje em dia em redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter) eles se manifestam pedindo a volta do programa em emissoras de TV e o lançamento de toda a obra em DVD.
  • Com o fim do Sítio Clássico em 1986, a Rede Globo só voltou a produzi-lo novamente em 2001, com novo elenco,casa,tudo novo.essa nova temporada durou até 2007, mas não teve o sucesso obtido que o Sítio Antigo Clássico teve chegando a sair do ar por baixíssima audiência.
  • A maioria dos fãs da obra de Monteiro Lobato e do Sítio,preferem a adaptação feita na Rede Globo do Sítio Antigo de (1977 a 1986) do que o Sítio Novo de (2001 a 2007).
  • Nos dias de hoje o Sítio Novo(2001 a 2007) é reprisado nos canais à cabo Futura e Viva simultaneamente, e com isso muitos dos fãs não entendem, ficam indignados porque não passam o Sítio Antigo Clássico de 1977 a 1986 já que é considerado por muitos o melhor e leva o nome claro de Clássico.
  • A atriz Reny de Oliveira que interpretou a boneca Emília de 1978 a 1982, é considerada pela maioria dos fãs como a melhor Emília de todos os tempos.
  • No episódio "A Chave do Tamanho",mostra que foi usado efeito especial para diminuir o tamanho das pessoas,depois que Emília vira a chave do tamanho.Mas,em algumas cenas,não é usado o efeito.Por exemplo:quando o povo do Arraial está pequeno,se abrigam em um buraco de rato,isso foi filmado sem nenhum efeito,assim como nas cenas da turma do Sítio,estão pequenos na estante da sala,e dentro das caixas.
  • Ainda no episódio "A Chave do Tamanho",quando a Emília vira a chave do tamanho,ela encolhe e suas roupas ficam lá.Mas quando ela e Visconde voltam para a Casa das Chave,as roupas de Emília não estão mais lá.
  • Desde 2011 não é mais lançado mais nenhum episódio do Sítio clássico em DVD.
  • Em 1993,o elenco do Sítio se reencontrou no programa Xuxa.
  • Em 1980,Rosana Garcia e Júlio César já estavam grandes demais para interprentarem Pedrinho e Narizinho.O último episódio com eles foi "A Máscara do Futuro",onde Narizinho e Pedrinho crescem,e se afastam das brincadeiras de infância.No final,eles voltam a ser crianças e dão um forte abraço em Dona Benta.Nesta cena,Marcelo José e Daniela Rodrigues passaram a interpretar Pedrinho e Narizinho.
  • Ainda em "A Máscara do Futuro",em uma das imagens futurísticas da máscara,mostra Narizinho se casando.Quem vê isso é Dona Benta.
  • Em 1985,Zilka Salaberry e Jacyra Sampaio intepretaram dois papéis ao mesmo tempo.Zilka foi Dona Benta e Rut Davis e Jacyra,Tia Nastácia e Sarah Maughan
  • A irmã de Rosana Garcia,Isabela Garcia apareceu no Sítio como o anjinho da asa quebrada em 1977 e 1978.
  • Júlio César reapareceu no Sítio em 1982,no episódio Reinações de Narizinho,e em 1983,no episódio "O Gato Félix" como o Príncipe Escamado II
  • O último episódio do Sítio com Reny de Oliveira como Emília foi "Reinações de Narizinho" de 1982(disponível em DVD)e o primeiro com Suzana Abranches como Emíla foi "Viagem ao Céu" de 1983.
  • Diferente dos livros de Lobato,no episódio "O Gato Félix" de 1983,quem está desconfiada do gato é Emília,em vez do Visconde,como no original.
  • No especial dos 35 anos da Globo,e dos 50 anos da televisão brasileira no ano 2000,Zilka Salaberry e Tonico Pereira se encontraram no meio do especial dos programas infantis
  • Ainda no ano 2000,para realizar o pedido de uma fã,que fazia 35 anos naquele ano,o elenco do sítio mais uma vez se reencotraram,onde também conheceram o verdadeiro Sítio do Picapau Amarelo.Na viagem de Ônibus,eles assistiram ao episódio"A Morte do Visconde",de 1978.
  • O último episódio do Sítio antigo,"A Trilha das Araras",apresentou temas ecológicos.