domingo, 27 de outubro de 2013

FORMATO

Adaptação: Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha
Direção-geral: Geraldo Casé
Supervisão: Edwaldo Pacote
Período de exibição:07/03/1977 – 31/01/1986
Horário: 17h25; 16h45 (com reprise às 8h)
Periodicidade: segunda a sexta 
A série, dirigida especialmente ao público infantil, foi resultado de um convênio entre a  Globo, a TV Educativa e o Ministério da Educação e Cultura.
Sítio do Picapau Amarelo unia entretenimento a um conteúdo de informação e instrução, sem adotar uma linguagem didática. Os capítulos tinham cerca de 30 minutos de duração. O conteúdo rural, característica da produção de Monteiro Lobato, foi conservado, permitindo criar uma ligação maior das crianças com a natureza.
As histórias criadas por Monteiro Lobato – que publicou o primeiro livro da série em 1920 – se passam no Sítio do Picapau Amarelo, onde diversos personagens vivem histórias mágicas, protagonizando aventuras inesquecíveis. No sítio, moram a esperta e sábia Dona Benta (Zilka Sallaberry); sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho (Rosana Garcia/Daniele Cristina Rodrigues), e a cozinheira Tia Nastácia (Jacyra Sampaio), uma quituteira de mão-cheia. Faceira e cheia de sonhos, Narizinho tem como parceira fiel na hora da diversão a boneca de pano Emília (Dirce Migliaccio/Reny Oliveira), feita por Tia Nastácia. Tia Nastácia é o braço direito de Dona Benta. Conhecida por suas irresistíveis guloseimas, adora contar um causo e falar sobre suas experiências pessoais.
A doce Narizinho cria um mundo de fantasias onde brinca, aprende e se diverte. Durante uma de suas aventuras pelo Reino das Águas Claras, a boneca Emília toma uma pílula e começa a falar, transformando-se numa boneca esperta e cheia de ideias, que quer saber todos os “porquês” da vida. Meio boneca, meio gente, Emília é tagarela e cheia de personalidade, e sempre encontra a forma ideal para solucionar os problemas que aparecem em seu caminho.
Durante as férias escolares, a rotina de Narizinho muda inteiramente. Seu primo Pedrinho (Júlio Cezar/Marcelo José Patelli), que estuda na cidade onde vive com sua mãe, vai para o sítio, e os dois encaram aventuras ainda mais incríveis. Além deles, outros personagens que habitam o sítio e os acompanham em suas peripécias são o irreverente Saci Pererê (Romeu Evaristo), a malvada Cuca (Dorinha Duval/Stella Freitas) e o atrapalhado Visconde de Sabugosa (André Valli), este último feito por Tia Nastácia, que usou uma espiga de milho velha para criar um amigo para Pedrinho. Por ter sido esquecido por um bom tempo no meio dos livros, o Visconde adquire uma admirável sabedoria e torna-se intelectual e cientista. Sábio e desenvolto, ele tem algumas dificuldades para lidar com a realidade cotidiana. Já a assustadora Cuca quer sempre atrapalhar a felicidade das crianças.
Completam a turma o Tio Barnabé (Samuel Santos), Zé Carneiro (Tonico Pereira), Garnizé (Canarinho), João Perfeito (Ivan Senna) e Seu Elias (Germano Filho/ Francisco Nagen). Nesse universo que mistura fantasia e realidade, Narizinho e Pedrinho se divertem, aproveitando a infância. Alguns episódios levados ao ar no primeiro ano de exibição do programa foram A Cuca Vai PegarJoão Faz de Conta eO Terrível Pássaro Roca

CURIOSIDADES

Adaptação: Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha
Direção-geral: Geraldo Casé
Supervisão: Edwaldo Pacote
Período de exibição:07/03/1977 – 31/01/1986
Horário: 17h25; 16h45 (com reprise às 8h)
Periodicidade: segunda a sexta 
Sito do Picapau Amarelo foi adaptado pela primeira vez para a televisão em 1952, na TV Tupi. O programa ficou 11 anos no ar e foi um grande sucesso da emissora. Em 1964, o infantil ganhou uma versão na TV Cultura de São Paulo e, em 1967, na TV Bandeirantes.
Assim como tiveram a preocupação de respeitar a obra de Monteiro Lobato, os autores procuraram aproximar o programa da realidade e da linguagem da época, não esquecendo as diferenças entre o Brasil de 1977 e o da década de 1930. Era preciso manter o aspecto rural, sem esquecer a grande parcela da população infantil das cidades grandes, para quem a informação sobre o meio urbano também era importante. Para isso, o personagem Pedrinho tornou-se a ligação do sítio com a cidade.
Como exemplo de preocupação com a atualidade dos episódios, o diretor Geraldo Casé conta que colocou um aparelho de televisão na sala de Dona Benta, embora nem sempre estivesse ligado. Mesmo com as intervenções, o programa procurava ser atemporal. Houve ainda a preocupação de não urbanizar demais a parte rural, para que não fosse perdido o contraste por que passa uma criança que sai do centro urbano e vai para um sítio.
Em entrevistas na época da estreia do programa, Wilson Rocha, um dos redatores da série, ressaltou a tentativa de recuperar palavras e expressões favoritas de Monteiro Lobato. Para isso, o programa contava com o apoio de uma equipe especializada em linguística, ciência, educação, psicologia, pesquisa e sociologia, e a seleção do conteúdo de cada capítulo era feita pelos autores e pelo grupo de apoio pedagógico.
Zilka Sallaberry contou que, inicialmente, não gostou de ser convidada para interpretar a simpática Dona Benta. A atriz não achava possível dar vida a uma personagem tão diferente dela, uma senhora calma, que vive em um pacato sítio no interior: Zilka não conseguia passar um final de semana longe da cidade, não gostava muito do contato com a natureza. Como as gravações do programa seriam feitas em um sítio especialmente planejado para a série, em Barra de Guaratiba, na zona oeste do Rio, ela ficou desesperada. Mas não teve como recusar o papel. No primeiro dia de gravação, no entanto, Zilka se apaixonou pela personagem, uma das mais marcantes de sua trajetória profissional, e conquistou o coração do público.
José Mayer, num de seus primeiros trabalhos na TV Globo, dublou o personagem Burro Falante, substituindo o ator Ivan Setta. Ary Coslov, diretor de várias novelas e outros programas da TV Globo, fazia o personagem Jabuti no programa.
Em outubro de 1982, foi ao ar o especial musical Pirlimpimpim, como parte das comemorações do centenário de nascimento de Monteiro Lobato, com a participação dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Em outubro de 1984, houve uma segunda edição do especial, chamadaPirlimpimpim II, que também contou com a participação do pessoal do Sítio.
A partir de março de 1977, o programa passou a ser reprisado às 9h.
Em julho de 1996, o programa infantil TV Colosso (1993) passou a reprisar diariamente alguns dos melhores episódios do Sítio do Picapau Amarelo. Antes disso, em outubro de 1994, a TVE reapresentou algumas histórias da série.
No ano de 2001 começou a ser exibida na Globo a segunda versão do programa, que levou o mesmo nome: Sítio do Picapau Amarelo.
O programa foi vendido para diversos países, entre eles Chile, Colômbia, Guatemala, Itália, Nicarágua, Paraguai e Portugal. Angola também foi um dos países que adquiriu o Sítio do Picapau Amarelo, em 1979.
Em dezembro de 1979, a Unesco elegeu Sítio do Picapau Amarelo um dos melhores programas infantis do mundo.
A Globo Marcas lançou em DVD três histórias apresentadas no programa: Memórias de EmíliaO Minotauro e Reinações de Narizinho. Essa trama começa com um pesadelo de Pedrinho (Marcelo José), no qual Narizinho (Daniele Rodrigues) reencontra os habitantes do Reino das Águas Claras e sai à procura de um tratamento que desfaça o feitiço que transformou Emília (Reny de Oliveira) novamente em uma boneca muda e sem vida.

Esse site tem mta coisa boa do Sitio - Memoria Globo! Não deixem de ver!



://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/infantojuvenis/sitio-do-picapau-amarelo-1-versao/fotos-e-videos.htm

sábado, 19 de outubro de 2013

Mais um vídeo....Passeio pela Casa onde era Gravado o Sítio

O triste fim do Sítio do Picapau Amarelo







Visitar o local onde eram gravadas as cenas do "Sítio do Picapau Amarelo", de 1977 a 1986, em Barra de Guaratiba, é fazer uma melancólica viagem ao passado. Em vez do belo sol nascente, dos rios de prata e do voo sideral pela mata, descritos na canção de Gilberto Gil que ficou eternizada como tema de abertura da série, as imagens são de abandono e vandalismo. Uma fonte de água se transformou em depósito de aparelhos de TV velhos, a entrada da caverna de Cuca virou lama e o varandão de Dona Benta é só lixo e limo.

Para entrar no sítio, é preciso vencer um caminho cheio de lama e mato. O cenário piora à medida em que se avança. As paredes laterais do casarão estão pichadas e a pintura, envelhecida. A estrutura que cobria a varanda já não existe, deixando o imóvel bastante exposto às chuvas. A maioria das janelas não tem mais vidros. Em seu lugar, há tábuas de madeira sobrepostas.





Os azulejos de cor laranja na entrada da casa e a janelinha no alto, próxima ao telhado, são os detalhes que sobraram da pomposa estrutura montada pela Rede Globo nos anos 70. Na época, a emissora alugou o imóvel e o remodelou para que tivesse as características descritas por Monteiro Lobato em sua obra.




Atualmente, vive no local um senhor chamado Nivaldo da Cruz, de 70 anos. Ele conta que o pai, já falecido, alugou o local para as filmagens.

— Hoje, não tenho dinheiro para cuidar da casa — diz.

Segundo os vizinhos, depois do falecimento dos proprietários, os filhos não se interessaram pela manutenção do imóvel. Eles contam ainda que o local já foi invadido por desabrigados da região, que só aumentaram sua deterioração.





Fãs lamentam e sonham com restauração
Local que serviu de cenário para filmagens do programa da TV Globo entre 1977 e 1986 virou sinônimo de abandono, sujeira e vandalismo

Belo sol nascente, rios de prata, voo sideral pela mata, país da fantasia... Difícil esquecer as imagens descritas por Gilberto Gil na canção “Sítio do Picapau Amarelo”, eternizada como tema de abertura de uma das séries de maior sucesso da televisão brasileira.

Porém, os belos cenários que marcaram as travessuras de Narizinho, Pedrinho e Emília na primeira versão transmitida pela Rede Globo, entre 1977 e 1986, hoje só existem nas lembranças de quem assistiu a algum dos mais de 60 episódios dessa fase. No sítio onde era gravada a maioria das cenas, em Barra de Guaratiba, uma fonte de água se transformou em depósito de aparelhos de TV velhos. A entrada da caverna de Cuca virou lama. E o varandão de Dona Benta é só lixo e limo.

Para entrar no sítio, é preciso vencer um caminho cheio de lama e mato. O cenário piora à medida em que se avança. As paredes laterais do casarão estão pichadas e a pintura, envelhecida. A estrutura que cobria a varanda já não existe, deixando o imóvel exposto às chuvas.

A maioria das janelas não tem mais vidros. Em seu lugar, há tábuas de madeira sobrepostas.
Os azulejos de cor laranja na entrada da casa e a janelinha no alto, próxima ao telhado, são os detalhes que sobraram da pomposa estrutura montada pela Rede Globo nos anos 70. Na época, a emissora alugou o imóvel e o remodelou para que tivesse as características descritas por Monteiro Lobato em sua obra.

Para isso, foi necessário construir curral, galinheiro e pomar, além da casa do Tio Barnabé.
Atualmente, vive no local um senhor chamado Nivaldo da Cruz, de 70 anos. Ele lembra que o pai, já falecido, alugou o local para as filmagens.

— Hoje, não tenho dinheiro para cuidar da casa — diz.

Segundo os vizinhos, depois do falecimento dos proprietários, os filhos não se interessaram pela manutenção do imóvel.

Eles contam ainda que o local já foi invadido por desabrigados da região, que só aumentaram sua deterioração.

O jornalista Carlos DeLaet e a psicóloga Katherine Lima lideram um movimento na internet para tentar restaurar o imóvel.

Eles procuram alternativas para resgatar os belos detalhes do local em parceria com empresários e os atuais donos. A comunidade do “Sítio do Picapau Amarelo” no Orkut tem mais de 12 mil membros. O tópico sobre a péssima situação do local tem 382 comentários.

— Tenho o sonho de ir lá. Pode estar caindo aos pedaços, mas é o “Sítio” que vi na minha infância — diz Gláucio Alberto, em um comentário na rede.

Maria José Galdino teve a oportunidade de conhecer bem o sítio. Ela, que trabalha num restaurante perto do imóvel, guarda um vaso usado no programa, no qual chegou a trabalhar como figurante.

— Até hoje as pessoas me perguntam sobre o sítio. Um casal de São Paulo veio aqui só para tirar fotos — informa.

Vera Lúcia da Silva, moradora do bairro há quatro décadas, conta, orgulhosa, que seu filho também atuou como figurante do “Sítio do Picapau Amarelo”: ele participou do episódio “Circo de cavalinhos”.

— Na época, eu tinha um restaurante por aqui, que vivia cheio de atores e produtores — diz Vera, com saudade.



Quem também se lembra do período com carinho é a atriz Lucinha Lins, que fez uma participação no “Sítio do Picapau Amarelo” como Rapunzel: — Foi uma época inesquecível.
Lembro de ter conhecido o local. Era encantador, verdadeiro. É uma pena que tenham perdido o interesse pelo espaço.

Para o ator Tonico Pereira, intérprete do Zé Carneiro, o sítio de Barra de Guaratiba tinha “ares mágicos”: — O clima era maravilhoso. Lembro que fiz uma casinha de chocolate para minha filha que era igual à do sítio. O lugar tinha um ar doce — afirma o ator, que gostaria de ver o local aberto à visitação.

Morador da área, Matheus Calixto, de 13 anos, não viu o programa de TV, mas sabe as histórias do passado.

— Escolas organizavam passeios ao sítio. Seria ótimo isso acontecer outra vez — diz.





Devolvam o nosso Sítio!

Sítio do Picapau Amarelo anos 80 - O Minotauro - Download

No sítio do Picapau Amarelo tudo é possível. A Fantasia se mistura com a realidade, fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. E são com personagens adultos que as crianças compartilham suas aventuras num mundo fantástico onde transitam a boneca Emilia, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pererê, a Cuca, a Iara e outros personagens fantasiosos.
Episódio O Minotauro - Até quando poderá durar a tranqüilidade no sítio de Dona benta? Cercada por todos, ela inicia mais uma sessão de história, e o assunto escolhido é a Grécia, o teatro, a comédia e a tragédia são logos lembrados, como não podia deixar de ser a mitologia grega surge logo na conversa. Pedrinho, sempre muito interessado em saber de tudo pede à avó que conte a história do Minotauro, a criatura com corpo de homem e cabeça de touro. Dona Benta começa a falar o que sabe sobre mitologia grega, quando uma estranha visita chega ao sítio e consegue levar tia Nastácia para bem longe dali... 

Link Torrent _1,36 GB:







Link Torrent_1,36 GB :


Disco do Sítio do Pica-Pau Amarelo 1977 ( só clicar no link abaixo da imagem)

Pra baixar click aqui!!
floatie_007.gif
PIRLIMPIMPIM!