quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Sítio do Picapau Amarelo (A Turma do Sítio)


Sítio do Picapau Amarelo é o nome de um programa de televisão infantil brasileiro, produzido pela Rede Globo de 1977 a 1986em parceria com a TVE e o MEC, baseado na obra de Monteiro Lobato.
A designação ideal referente ao formato do programa chama-se "seriado", devido à sua divisão em episódios que formam histórias fechadas. Os episódios da série variavam na duração de capítulos entre 5, 10, 15, 20 (em sua maioria), 25, 30, 35, 40, 45 e 60. Essa foi a mais conhecida de todas as versões, considerada a clássica e a quarta produzida pela televisão brasileira, tendo sido as anteriores: na TV Tupi (entre 1951 e 1962ao vivo), na TV Cultura (em 1964) e na Rede Bandeirantes, (entre 1967 e 1969, com a atriz Lucia Lambertini interpretando o papel de Emília).
Os textos dessa versão foram escritos por nomes de peso da teledramaturgia, como: Wilson RochaMarcos ReySylvan PaezzoBenedito Ruy Barbosa. A direção geral e idealização do programa foi de Geraldo Casé considerado o "Pai" do programa nos quase 10 anos que o programa esteve no ar. Outros diretores também passaram pelo programa, como Fábio Sabag, Gracindo Júnior, Roberto Vignati, Reynaldo Boury, mas sempre com direção geral de Geraldo Casé. Edwaldo Pacote era o supervisor geral do programa.
Foram quase dez anos de duração: estreou em 7 de março de 1977 e saiu do ar em 31 de janeiro de 1986, contando com 69 episódios e 1.568 capítulos. De 1977 até 1981 o Sítio esteve no horário das 17h30, com reprise na manhã seguinte. A partir de 1982 com a entrada do Caso Verdade às 17h30, o Sítio mudou de horário para as 16h45. 1983 o Sítio foi para o ar ao meio-dia, retornando às 16h45 em 1984. Em 1985 e 1986, últimas temporadas, o Sítio retornou no horário antigo normal das 17h30.
Barra de Guaratiba fora o local escolhido para a locação fixa da incrível e inesquecível série infantojuvenil da TV GLOBO. Um sítio, com casa, curral e jardins, foi construído especialmente para o programa na Estrada Burle Marx (antiga estrada de Barra de Guaratiba,em Barra de Guaratiba. Lá eram gravadas as cenas externas e também algumas internas como:(sala,cozinha,celeiro). As outras gravações (biblioteca,laboratório do Visconde, quartos, Gruta da Cuca, Reino das Águas Claras,etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia. A Mata eles gravavam na Floresta da Tijuca e em matas de Barra de Guaratiba e Pedra de Guaratiba. O Arraial de Tucanos foi construído cenograficamente do lado do Sítio e todas as suas gravações internas como por ex:a venda do Seu Elias,eram feitas lá. A praia em que aparece em alguns episódios como:(O Minotauro,Os Piratas do Capitão Gancho,Dom Quixote, O Terrível Pássaro Roca,Robson Crusoé,etc.),eram gravadas na praia de Grumari, próximo à Barra de Guaratiba, que serviu e serve até os dias de hoje de cenário para outras produções Globais.

Dona Benta é uma velha senhora que vive no Sítio do Pica-Pau Amarelo, afastada da correria e do barulho da cidade grande. Com ela vivem Tia Anastácia, que cozinha quitutes para todos, e sua neta Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Vivendo sozinha e tendo apenas as duas mulheres idosas como companhia, a menina cria um mundo de fantasias, no qual a personagem principal é a sua boneca Emília, feita por Tia Anastácia com restos de pano. Também vivem no sítio o velho Tio Barnabé e seus ajudantes Zé Carneiro e Malazarte, responsáveis pela manutenção do sítio.


Um dia Narizinho conhece o Príncipe Escamado, soberano do Reino das Águas Claras, que por coincidência, fica localizado no ribeirão do sítio. O Príncipe fica encantado com a menina e a convida para conhecer seu reino. Lá, ela é apresentada aos mais proeminentes súditos, como a azeda Carochinha, responsável por administrar os contos de fada, e determinada a manter o Pequeno Polegar preso em seus livros. Também a Doutor Caramujo, um renomado cientista, que dá a Emília a pílula falante. Depois que ingere o remédio, Emília começa a falar e não para mais.


Durante o período de férias escolares, Narizinho tem como companhia, seu primo Pedrinho, que estuda na cidade grande onde vive com sua mãe. O Menino também tem um amigo montado por tia Anastácia, o Visconde de Sabugosa, feito de uma espiga de milho velha, que também ganha vida. Por ter sido esquecido, por um bom tempo do meio dos livros, o visconde adquiriu uma admirável sabedoria, tornando-se intelectual e cientista.
No sítio do Pica-Pau Amarelo tudo é possível. A Fantasia se mistura com a realidade, fazendo parte do cotidiano da menina Narizinho e de seu primo Pedrinho. E são com personagens adultos que as crianças compartilham suas aventuras num mundo fantástico onde transitam a boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, o Saci Pererê, a Cuca, a Iara e outros personagens fantasiosos.

Elenco


Vejam Agora ´´A TURMA DO SÍTIO´´ de 1977 á 1986.


  • A série teve algumas histórias reprisadas pela própria Rede Globo, no programa TV Colosso em 1996 com dois episódios de 1981 que foram: "A Chave do Tamanho" e "As Caçadas de Pedrinho" e ganhou reprises também na TVE,nos anos de 1994 a 1998, reprisando toda a temporada de 1977 e a de 1978, com episódios como: A Cuca Vai Pegar(77)-João Faz de Conta(77)-O Anjinho da Asa Quebrada(77)-Peninha,O Menino Invisível(77)-O Terrível Pássaro Roca(77)-Cupido Maluco(78)-A Raiz Milagrosa(78)-OsPiratas do Capitão Gancho(78)-O Minotauro(78)-Reinação Atômica(78)-A Morte do Visconde(78)-Memórias da Emília(78)-Quem Tem Boca vai à Roma(78) e O Outro Lado da Lua(78).
  • A TV Cultura também reprisou o Sítio igual as temporadas da TVE (1977 e 1978) de fevereiro de 1995 a outubro de 1996, sob o patrocínio da Maggi. Com o fim do patrocínio, a segunda temporada não chegou a ser inteiramente transmitida pela emissora faltando irem ao ar os episódios:Reinação Atômica(78) e Quem Tem Boca Vai à Roma(78).
  • Vale lembrar também que nos anos de 1986,1987 e 1988,poucos fãs sabem,mas teve reprise do Sitio na TVE também!era ás 8 da manhã e reprisou alguns episódios como:O Minotauro(78)-O Curupira(79)-Quem Quiser Que Conte Outra(79)-Olhos de Retrós(79)-O Gênio da Lâmpada(79)-Emilia,Romeu e Julieta(79)-A Santa do Pau Oco(80)-A Rainha das Abelhas(80)-A Galinha dos Ovos de Ouro(80)-A Máscara do Futuro(80)-A Grande Vingança da Cuca(82)-Viagem ao Céu(83)-Robson Crusoé(83)-O Burro Falante(83) e A Arca da Emilia(84).
  • Na época do programa indo ao ar na Rede Globo de 1977 a 1986, a TVE que era co-produtora do programa, reprisava "simultaneamente" episódios que já tinham passado na Globo.
  • O Episódio,O Minotauro de 78,foi o episódio mais reprisado,e não é a toa que é o mais lembrado pelos fãs e até considerado pela maioria como o melhor do seriado.
  • Emília dos livros de Monteiro Lobato (segundo o livro "A Reforma da Natureza") tinha os cabelos da cor castanho-escuro e era morena. Já a adaptação da obra do escritor feita pela Rede Globo, apresentava uma Emília diferente, com cabelos e vestidos bem coloridos. O motivo era a moda da época, que abusava bastante das cores (costume vindo da Jovem Guarda).
  • Nos livros de Monteiro Lobato, as crianças utilizam um pó mágico, o pó de perlimpimpim, para viajarem pelos mundos da fantasia. Eles aspiram este pó, perdem os sentidos e acordam um pouco tontos,no seu destino. Mas, nesta versão do "Sítio", a produção não quis citar o pó mágico, com medo de que ele fosse comparado com a cocaína. Até quando Gilberto Gil foi compor a música para a abertura do seriado, se pediu para não citar o pó de perlimpimpim.
  • Em 1979, a Unesco elegeu o "Sítio do Picapau Amarelo", como um dos melhores programas infantis do mundo.
  • No início dos anos 80, o "Sítio do Picapau Amarelo" recebeu uma paródia de Os Trapalhões: o Sítio da Febre Amarela, com Dona Benta (Dedé Santana), Tia Nastácia (Mussum), Emília (Zacarias) e Visconde de Sabugosa (Didi).
  • Com o fim da série, em 1986, a Rede Globo ficou exatamente 9 anos sem investir em séries para a programação da tarde, porém em 1995, voltou a exibir em grande escala: com Malhação, um seriado adolescente.
  • No ano de 2008, a Globo Marcas/Som Livre resolveu lançar em DVD, um episódio do Sítio Clássico por ano,por volta do mês de Agosto. Até o momento foram lançados já três que são: "Memórias da Emília de 1978" em 2008, "O Minotauro de 1978" em 2009 e "Reinações de Narizinho de 1982" em 2010. As vendas tem sido sucesso absoluto!No início da década de 90, foi lançado pela Globo Marcas em formato fita VHS, "A Cuca Vai Pegar de 1977"
  • Como o Sítio clássico conquistou milhares de fãs de diversas gerações, hoje em dia em redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter) eles se manifestam pedindo a volta do programa em emissoras de TV e o lançamento de toda a obra em DVD.
  • Com o fim do Sítio Clássico em 1986, a Rede Globo só voltou a produzi-lo novamente em 2001, com novo elenco,casa,tudo novo.essa nova temporada durou até 2007, mas não teve o sucesso obtido que o Sítio Antigo Clássico teve chegando a sair do ar por baixíssima audiência.
  • A maioria dos fãs da obra de Monteiro Lobato e do Sítio,preferem a adaptação feita na Rede Globo do Sítio Antigo de (1977 a 1986) do que o Sítio Novo de (2001 a 2007).
  • Nos dias de hoje o Sítio Novo(2001 a 2007) é reprisado nos canais à cabo Futura e Viva simultaneamente, e com isso muitos dos fãs não entendem, ficam indignados porque não passam o Sítio Antigo Clássico de 1977 a 1986 já que é considerado por muitos o melhor e leva o nome claro de Clássico.
  • A atriz Reny de Oliveira que interpretou a boneca Emília de 1978 a 1982, é considerada pela maioria dos fãs como a melhor Emília de todos os tempos.
  • No episódio "A Chave do Tamanho",mostra que foi usado efeito especial para diminuir o tamanho das pessoas,depois que Emília vira a chave do tamanho.Mas,em algumas cenas,não é usado o efeito.Por exemplo:quando o povo do Arraial está pequeno,se abrigam em um buraco de rato,isso foi filmado sem nenhum efeito,assim como nas cenas da turma do Sítio,estão pequenos na estante da sala,e dentro das caixas.
  • Ainda no episódio "A Chave do Tamanho",quando a Emília vira a chave do tamanho,ela encolhe e suas roupas ficam lá.Mas quando ela e Visconde voltam para a Casa das Chave,as roupas de Emília não estão mais lá.
  • Desde 2011 não é mais lançado mais nenhum episódio do Sítio clássico em DVD.
  • Em 1993,o elenco do Sítio se reencontrou no programa Xuxa.
  • Em 1980,Rosana Garcia e Júlio César já estavam grandes demais para interprentarem Pedrinho e Narizinho.O último episódio com eles foi "A Máscara do Futuro",onde Narizinho e Pedrinho crescem,e se afastam das brincadeiras de infância.No final,eles voltam a ser crianças e dão um forte abraço em Dona Benta.Nesta cena,Marcelo José e Daniela Rodrigues passaram a interpretar Pedrinho e Narizinho.
  • Ainda em "A Máscara do Futuro",em uma das imagens futurísticas da máscara,mostra Narizinho se casando.Quem vê isso é Dona Benta.
  • Em 1985,Zilka Salaberry e Jacyra Sampaio intepretaram dois papéis ao mesmo tempo.Zilka foi Dona Benta e Rut Davis e Jacyra,Tia Nastácia e Sarah Maughan
  • A irmã de Rosana Garcia,Isabela Garcia apareceu no Sítio como o anjinho da asa quebrada em 1977 e 1978.
  • Júlio César reapareceu no Sítio em 1982,no episódio Reinações de Narizinho,e em 1983,no episódio "O Gato Félix" como o Príncipe Escamado II
  • O último episódio do Sítio com Reny de Oliveira como Emília foi "Reinações de Narizinho" de 1982(disponível em DVD)e o primeiro com Suzana Abranches como Emíla foi "Viagem ao Céu" de 1983.
  • Diferente dos livros de Lobato,no episódio "O Gato Félix" de 1983,quem está desconfiada do gato é Emília,em vez do Visconde,como no original.
  • No especial dos 35 anos da Globo,e dos 50 anos da televisão brasileira no ano 2000,Zilka Salaberry e Tonico Pereira se encontraram no meio do especial dos programas infantis
  • Ainda no ano 2000,para realizar o pedido de uma fã,que fazia 35 anos naquele ano,o elenco do sítio mais uma vez se reencotraram,onde também conheceram o verdadeiro Sítio do Picapau Amarelo.Na viagem de Ônibus,eles assistiram ao episódio"A Morte do Visconde",de 1978.
  • O último episódio do Sítio antigo,"A Trilha das Araras",apresentou temas ecológicos.











Emilia, Emilia, Emilia...

Aonde anda ? Reny de Oliveira

 Reny de Oliveira é uma ex-atriz brasileira, cujo auge foi vivido ao interpretar a personagem Emília no Sítio do Pica-Pau Amarelo. A atriz acabou por desistir da carreira artística ao ver que sua imagem estaria para sempre atrelada à personagem que ela havia interpretado, apesar das tentativas de fazê-lo, quando, por exemplo, posou nua para a revista Playboy de janeiro de 1984. Anteriormente havia feito um ensaio sensual para a revista Ele Ela de outubro de 1975. Atualmente, Reny vive nos Estados Unidos, longe da carreira televisiva.

Trilha Sonora do Sitio do Pica Pau Amarelo Vol2

Cl
01: Sítio do Picapau Amarelo - Gilberto Gil 00:00
02: Quindim 03:00
03: Jabuti 07:18
04: Rabicó 10:18
05: Os Piratas do Capitão Gancho 14:15
06: Sítio do Picapau Amarelo Espacial 18:48
07: Cuca 21:18
08: Iara 24:40
09: Tá Quente Tá Frio 27:37
10: Malazarte e Zé Carneiro 29:12
11: Sítio do Picapau Amarelo - Gilberto Gil 32:51

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A CHAVE DO TAMANHO

SITIO DO PICAPAU AMARELO - «A GALINHA DOS OVOS DE OURO

O cupido Maluco - Penultimo e Ultimo capitulo (muito bom)



Disco do Sítio do Pica-Pau Amarelo 1977 ( só clicar no link abaixo da imagem)

Pra baixar click aqui!!
Emotions sitio do pica pau amarelo - pegue o seu!































Narizinho dizia que Emília era uma torneirinha de asneiras. No entanto, as ideias da boneca são sem dúvida o que há de  mais divertido e interessante nas aventuras dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
Vamos abrir a torneirinha da Emília para divertir os leitores. Aproveitem:
Inventando palavras:
(…) – Crocotó é uma coisa que a gente não sabe o que é. Crocotó é tudo que sai para fora de qualquer coisa lisa. O seu nariz, por exemplo, é um crocotó da sua cara – mas como sabemos que nariz é nariz, não dizemos crocotó. Mas se nunca tivéssemos visto o seu nariz, nem soubéssemos o que é nariz, então poderíamos dizer que o seu nariz era um crocotó…
Sobre si mesma:
- “Mas afinal de contas, Emília, que é que você é?”

Emília levantou para o ar aquele implicante narizinho de retrós e respondeu:
- Sou a Independência ou Morte.” (Memórias da Emília)

 ”- Sou de pano, sim, mas de pano falante, engraçado paninho louco, paninho aqui da pontinha. Não tenho medo de vocês todos reunidos. Aguento qualquer discussão. A mim ninguém embrulha nem governa. Sou do chifre furado – bonequinha de circo. Dona Quixotinha …” (Dom Quixote das Crianças)
“Eu nasci boneca de pano, muda e feia, e hoje sou até marquesa. Subi muito. Cheguei muito mais que vintém. Cheguei a tostão.” (Fábulas)
Filosofando sobre a verdade:
” (…) Verdade é uma espécie de mentira bem pregada, das que ninguém desconfia. Só isso.” (Memórias da Emília)
Sobre a loucura:
“(…) – A loucura é a coisa mais triste que há…

- Eu não acho – disse Emília – Acho-a até bem divertida. E, depois, ainda não consegui distinguir o que é loucura do que não é. Por mais que pense e repense, não consigo diferençar quem é louco de quem não é. Eu, por exemplo, sou ou não sou louca?
- Louca você não é Emília – respondeu Dona Benta. – Você é louquinha, o que faz muita diferença. Ser louca é um perigo para a sociedade; daí os hospícios onde se encerram os loucos. Mas ser louquinha até tem graça. Todas as crianças do Brasil gostam de você justamente por esse motivo – por ser louquinha.
- Pois eu não quero ser louquinha apenas – disse Emília. – Quero ser louca varrida, como D. Quixote – como os que dão cambalhotas assim…” (Dom Quixote das Crianças).

A ideia da leitura para ser devorada:
” – Pois eu tenho uma ideia muito boa, disse Emília: Fazer o livro comestível.

(…) Em vez de impressos em papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estudada pelos químicos – uma tinta que não faça mal para o estômago. O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas; lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura, está almoçado ou jantado.”  (A reforma da natureza)


Fonte: http://literaturaemcontagotas.wordpress.com/2009/01/16/a-torneirinha-de-emilia/

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014